Santa Casa implanta Serviço de Hemodinâmica próprio

A partir da próxima segunda-feira, dia 24, a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas coloca à disposição da população da cidade e demais municípios da zona sul, seu serviço próprio de Hemodinâmica.
O atendimento se dará nas 24 horas do dia para casos de urgência e para procedimentos regulares através do Sistema Único de Saúde(SUS), convênios e particulares. O agendamento de atendimentos pode ser feito no Centro de Diagnóstico de Imagens pelo telefone 3284-4732.
Para o superintendente geral da Santa Casa, médico Luiz Carlos da Rocha Falchi, o hospital não pode prescindir deste tipo de atendimento e serviço e a montagem de uma equipe própria também propiciará a atuação e suporte do complexo hospitalar.
A Santa Casa de Pelotas está pronta para atender a local e regional e, com o convênio firmado com o SUS, realiza 90 cateterismos por mês. “Também seguiremos realizando outros procedimentos de rotina e urgência do hospital e municípios ao redor,”indica Falchi.
Na equipe montada para a execução dos procedimentos, a Santa Casa inova. Uma enfermeira de Alto Padrão pós-graduada em Cardiologia e uma terapeuta ocupacional também atuarão no atendimento aos pacientes.
A equipe conta com os médicos Carlos Schlee Gomes e Taufik Nader Atallah, a Enfermeira Chefe Michele Ramires, os técnicos em Enfermagem Donar G. Wille, Ana Paula Silva da Silva e Quelem M.S. Costa, as administrativas Sandra Mara Campello, Rejane Vieira Sias e Renata da Silva Nunes, a terapeuta ocupacional Roberta Alves Pereira de Souza e a enfermeira com pós-graduação em Cardiologia Danusa Fernandes Severo.

IMPORTÂNCIA

Para o Cardiologista Intervencionista Taufik Nader Atallah, a prestação do serviço é voltada em 100% para a população com a utilização da estrutura e qualidade disponibilizada pela Santa Casa. “O equipamento é o mais moderno que existe e está pronto para atender a demanda regional,”
aponta.
A entrada em funcionamento do Serviço de Hemodinâmica tem referencial importância na área de Cardiologia. Através dos exames feitos, ele contribuirá para a indicação ou não de procedimentos cirúrgicos e apoio ao Centro de Terapia Intensiva (CTI).
A estrutura montada terá uma recepção exclusiva, inclusive com sala especial para o contato inicial com os médicos e equipe. A partir daí, o paciente terá à disposição os equipamentos para os exames solicitados, contando ainda com desfibrilador, polígrafo, bomba de contraste e telas de imagens.
Os exames se darão em acordo com as solicitações encaminhadas, abrangendo diagnósticos, angioplastia, cerebrais e periféricos. Também funcionará uma sala de filmagem e gravação dos exames para emissão de laudos, sala de higienização, sala de recuperação e dois geradores de energia e painel de controle de equipamentos de ar condicionado e umidade do ar.
O Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa tem como principal equipamento, o fabricado pela empresa Siemens. Trata-se do AXIOM Artis FC, referência mundial no tratamento de doenças cardíacas. Ele permite a obtenção de uma imagem com alta qualidade, resolução e riqueza de detalhes.
A imagem é o “guia” de um procedimento minimamente invasivo. Os vasos de todo o corpo, incluindo coração e cabeça, poderão ser visualizados em imagem nativa ou subtraída. Adicionalmente, o equipamento possui softwares de quantificação de extensão vascular e coronariana e análise de funcionalidade do ventrículo esquerdo. Os resultados afetam diretamente a precisão do diagnóstico e tratamento e contribui para o sucesso do procedimento.


 

Notícias

      Jubileu Funcionários


     Relógio e Calendário

Solus Computação Ltda        


              Parceiros

       

 

Santa Casa de Misericórdia de Pelotas - Pça.Piratinino de Almeida, 53 - Centro - Cep.: 96010290 - Pelotas - RS - Tel.: (53) 32844700 - Fax.: (53) 32844700